rio osun nigeria

SEGUIDORES

TOTAL DE VISUALIZAÇÔES DA PAGINA

Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012


O BANHO DE ERVAS É MUITO IMPORTANTE NA RELIGIÃO AFRICANA,MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DE TODO O RITUAL QUE ENVOLVE ESTE PROCEDIMENTO,PARA QUE VOCÊ ALCANCE SEUS OBJETIVOS,NÃO PODEMOS ESQUECER ANTES DE MAIS NADA QUE:
  • VOCÊ DEVE FAZER PEDIDOS ESPECIFÍCOS;
  • A LUA TEM GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE A TERRA,SE SEU BANHO É PARA A PROSPERIDADE DEVE SER FEITO EM LUA CRESCENTE,CHEIA OU NOVA,SE SEU OBJETIVO É RETIRAR ENERGIA NEGATIVA DEVE SER FEITO EM LUA MINGUANTE;
  • AS ERVAS DEVEM SER COLHIDAS PELA MANHÃ POIS É NESTA HORA QUE AS ENERGIAS ESTÃO ATIVAS,COLHA SOMENTE A QUANTIDADE EXATA PARA O NUMERO DE PESSOAS QUE IRÃO USAR O BANHO( A NATUREZA AGRADECE)
  • NA AFRICA BANHO DE ABÔ NÃO É USADA,POIS ACREDITA-SE QUE A ERVA ESTANDO FRESCA AINDA ESTA VIVA,A FORÇA ESTA ATIVA, A ERVA EM ESTADO DE PUTRIFICACÃO,ESTA MORTA.
  • AS FOLHAS DEVEM ESTAR EM NÚMERO IMPÁR,PARA QUE VOCÊ SE INTEGRE A ELAS.
  • PODE SER INTEGRADO AO BANHO:
  • BUZIOS(PARA PROSPERIDADE E DINHEIRO)
  • EFUN (PARA ACALMAR) 
  • WAJI (PARA AFASTAR A MORTE E ETC)
 FAÇA SEU BANHO E BOA SORTE!

ILÊ IFÉ, O BERÇO DA HUMANIDADE

A cidade de Ilê-Ifé é considerada pelos yorubas o lugar de origem de suas primeiras tribos. Ifé é o berço de toda religião tradicional yoruba (a religião dos Òrìsà), é um lugar sagrado, aonde os deuses ali chegaram, criaram e povoaram o mundo e depois ensinou aos mortais como os cultuarem, nos primórdios da civilização. Ilê-Ifé é o “Berço da Terra”.
“Em um tempo onde os Deuses e Heróis andavam na terra com os Homens.

  maedesanto.yolasite.com

História

Ifé (Yorúbà: Ifè, também Ilé-Ifẹ̀) é uma antiga cidade Yoruba no sudoeste da Nigéria. Evidências da povoação da cidade, foram encontradas e remonta a 500 aC. Está localizada atualmente no estado de Osun.
Ifé é um dos reinos do Império Yorubá, as suas origens, mergulhadas na mitologia do seu Deus Olodumare e os Orisas, não nos fornecem, do ponto de vista cronológico, um ponto inicial preciso.
Os Yorubas, vieram do Nordeste, talvez do Alto Nilo, por vagas sucessivas, entre o século VI e o século XI, com paragens, em particular na região do Kanem.
Ifé provavelmente foi habitada no século VI, data mais antiga fornecida até agora pelo método do radiocarbono a materiais recolhidos de escavações na cidade.
Ela foi o centro de dispersão, sendo reconhecida pôr todos os Yorubas como a fonte místicas do poder e da legitimidade: o lugar de onde partia a consagração espiritual (sendo o Oni, chefe de Ifé, o grande pontífice ) e onde retornavam os restos mortais e as insígnias de todos os reis, Ifé era considerada uma cidade sagrada para os Yorubas. 
FOTOS DE ILÊ IFÉ
CASAS DE ILÊ- IFÉ

Casa em reforma : Note o tradicional túmulo familiar, comumente encontrado nas entradas ou laterais das residências.
Pinturas em painel, em rua próxima ao centro de Ilê-Ifé.
 Vendedoras de farinha de inhame, a mulher yorubana é tradicionalmente a comerciante da família.
No campus da Universidade de Ilê-Ifé, mais um dos costumes tradicionais da mulher Yoruba, a forma da mãe carregar o filho, junto ao seu corpo, seguro pelo tórax, nas costas ou as vezes também pelo peito. Desta forma ela consegue sempre ter as mãos livres, e não precisa se preocupar com o filho, que sempre está no aconchego do seu corpo.

CRENÇA NOS ANCESTRAIS (COSTUMES E TRADIÇÕES YORUBÁ)

Até hoje os iorubá acreditam que seus mortos continuam vivendo em outro mundo, crêem na sua existência ativa, e sabem que a morte não finaliza a vida humana, pois a vida na terra se estende a uma outra vida no além, no local chamado de "morada dos mortos".
Quase todas as religiões tendem a ter uma visão holística da morte: além dos componentes físicos tangíveis, o homem possui um elemento intangível e indestrutível, que sobrevive à morte física - é a "alma".
Com relação aos componentes do ser humano, os iorubá acham que a forma física humana (ara) é moldada em barro por Orisanlá. Em seguida Olodumare lhe insufla seu hálito, o chamado emi (espírito). Além do ara e do emi o homem recebe ainda a "alma". O conceito de "alma" é muito complexo e dificilmente é usado no sentido correto.
Por não possuírem vocabulário adequado, os antigos tradutores do iorubá traduziram "alma" como okan (coração) ou emi (espírito). Coração é um órgão tangível, mas a "alma" é intangível, sendo a essência do ser.
Quando um ser humano vai ser criado, ele recebe o espírito e a "alma", além do corpo físico. Quando o corpo físico morre, o espírito e a essência que aqui chamamos de "alma" não acabam, voltam para Olodumare, que é a fonte que dispõe das "almas" segundo sua vontade.
A religião iorubá enfatiza ao mesmo tempo a reencarnação e a continuação da vida em outro mundo semelhante ao nosso. A morte é vista não como extinção,  
mas como uma mudança de uma vida para a outra. Literalmente, um ancestral é alguém de quem uma pessoa descende, por parte de pai ou mãe, que viveu num tempo passado, como um avô ou bisavô. Porém quando os iorubá falam de ancestrais se referem aos espíritos de seus antepassados com os quais os vivos convivem como filhos, de forma afetiva.
Não é qualquer morto que recebe essa consideração. Para receber esse tratamento esses homens e mulheres devem ter vivido bem, ter tido uma vida longa, ter deixado bons filhos e boas lembranças. Crianças ou jovens que morrem prematuramente, mulheres estéreis e todos os que têm uma morte ruim, por exemplo, uma pessoa morta por Sou So, ficam excluídos deste grupo respeitável. ponnoango, Ayelala
Depois da morte, o pai de um homem torna-se para ele a figura mais importante no mundo dos espíritos. O pai é visto como aquele que une o indivíduo à sua linha de ancestrais. Além dele todos os membros de gerações passadas que estão no mundo dos espíritos são considerados ancestrais dessa pessoa, e ele está ligado a todos eles.
Embora os ancestrais incluam homens e mulheres das gerações anteriores, os ancestrais masculinos são muito mais importantes. Para se tornar um ancestral conceituado, um homem tem que viver bem, morrer bem e deixar bons filhos, que lhe façam rituais de funeral adequados, e que continuem em contato com ele por intermédio de oferendas e orações.
O QUE VOCÊ ACHA,VOCÊ TEM DUVIDAS?
DEIXE SEU COMENTARIO,ELE REALMENTE É IMPORTANTE PARA MIM!