rio osun nigeria

SEGUIDORES

TOTAL DE VISUALIZAÇÔES DA PAGINA

Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CRENÇA NOS ANCESTRAIS (COSTUMES E TRADIÇÕES YORUBÁ)

Até hoje os iorubá acreditam que seus mortos continuam vivendo em outro mundo, crêem na sua existência ativa, e sabem que a morte não finaliza a vida humana, pois a vida na terra se estende a uma outra vida no além, no local chamado de "morada dos mortos".
Quase todas as religiões tendem a ter uma visão holística da morte: além dos componentes físicos tangíveis, o homem possui um elemento intangível e indestrutível, que sobrevive à morte física - é a "alma".
Com relação aos componentes do ser humano, os iorubá acham que a forma física humana (ara) é moldada em barro por Orisanlá. Em seguida Olodumare lhe insufla seu hálito, o chamado emi (espírito). Além do ara e do emi o homem recebe ainda a "alma". O conceito de "alma" é muito complexo e dificilmente é usado no sentido correto.
Por não possuírem vocabulário adequado, os antigos tradutores do iorubá traduziram "alma" como okan (coração) ou emi (espírito). Coração é um órgão tangível, mas a "alma" é intangível, sendo a essência do ser.
Quando um ser humano vai ser criado, ele recebe o espírito e a "alma", além do corpo físico. Quando o corpo físico morre, o espírito e a essência que aqui chamamos de "alma" não acabam, voltam para Olodumare, que é a fonte que dispõe das "almas" segundo sua vontade.
A religião iorubá enfatiza ao mesmo tempo a reencarnação e a continuação da vida em outro mundo semelhante ao nosso. A morte é vista não como extinção,  
mas como uma mudança de uma vida para a outra. Literalmente, um ancestral é alguém de quem uma pessoa descende, por parte de pai ou mãe, que viveu num tempo passado, como um avô ou bisavô. Porém quando os iorubá falam de ancestrais se referem aos espíritos de seus antepassados com os quais os vivos convivem como filhos, de forma afetiva.
Não é qualquer morto que recebe essa consideração. Para receber esse tratamento esses homens e mulheres devem ter vivido bem, ter tido uma vida longa, ter deixado bons filhos e boas lembranças. Crianças ou jovens que morrem prematuramente, mulheres estéreis e todos os que têm uma morte ruim, por exemplo, uma pessoa morta por Sou So, ficam excluídos deste grupo respeitável. ponnoango, Ayelala
Depois da morte, o pai de um homem torna-se para ele a figura mais importante no mundo dos espíritos. O pai é visto como aquele que une o indivíduo à sua linha de ancestrais. Além dele todos os membros de gerações passadas que estão no mundo dos espíritos são considerados ancestrais dessa pessoa, e ele está ligado a todos eles.
Embora os ancestrais incluam homens e mulheres das gerações anteriores, os ancestrais masculinos são muito mais importantes. Para se tornar um ancestral conceituado, um homem tem que viver bem, morrer bem e deixar bons filhos, que lhe façam rituais de funeral adequados, e que continuem em contato com ele por intermédio de oferendas e orações.
O QUE VOCÊ ACHA,VOCÊ TEM DUVIDAS?
DEIXE SEU COMENTARIO,ELE REALMENTE É IMPORTANTE PARA MIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário