rio osun nigeria

SEGUIDORES

TOTAL DE VISUALIZAÇÔES DA PAGINA

Translate

terça-feira, 8 de maio de 2012

ENSINAMENTOS QUE ENCONTRAMOS NOS ITANS.VALE A PENA LER COM ATENÇÃO !!!

Saiba mais sobre Orunmilá em http://madesanto.yolasite.com

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ODU OGBÉ-ÒGÚNDÁ.


NESSA NARRATIVA OBSERVA-SE QUE,PARA QUEM BUSCA PROSPERIDADE E PROGRESSO,ESU ACONSELHA O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA EM ÂMBITOS E NÍVEIS.TODO O BEM DESEJADO DEPENDE DO ESFORÇO PARA TORNAR-SE PACIÊNCIA.
O ODU OGBÉ-ÒGÚNDÁ APRESENTA DUAS SITUAÇÕES DE OCORRÊNCIA SIMULTÂNEA QUE,NO DESENROLAR DA HISTÓRIA,TERMINARÃO POR ARTICULAR-SE.NA PRIMEIRA DELAS ELEDUMARE CONSULTA IFÁ BUSCANDO ORIENTÇÃO PARA CURAR IGÚN,SEU FILHO.REFERE-SE,POIS,À BUSCA DE SAÚDE E AO ESFORÇO POR CUMPRIR ADEQUADAMENTE AS FUNÇÕES PATERNAS.NA OUTRA SITUAÇÃO,ORUNMILÁ CONSULTA IFÁ PARA OBTER SORTE,DINHEIRO E BOA VIDA FAMILIAR E É ACONSELHADO A FAZER EBÓ.
A ARTICULAÇÃO DAS DUAS SITUAÇÕES DA TRAMA OCORRE NA ENCRUZILHADA,ESPAÇO PRIVILEGIADO DA AÇÃO DE ESU,LUGAR DE ENCONTRO DO INVISÍVEL(ORUN) COM O VISÍVEL(AIYE),LUGAR DE ESCOLHAS E DECISÕES.NESSE TRECHO DA NARRATIVA HÁ ENSINAMENTOS DE ORDEM PRÁTICA RELATIVOS AOS PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER ADOTADOS PARA A CURA DE MOLÉSTIAS E DEFORMAÇÕES ÓSSEAS,PARA PROMOVER CURAS,FORTALECER A SAÚDE,OBTER SORTE,DINHEIRO E VIDA FAMILIAR DE BOA QUALIDADE.FALA-SE DA IMPORTÂNCIA DE ENTOAR PEDIDOS DE FORMA RITMADA.
NOTA-SE ÊNFASE NA IDEIA DE QUE É PRECISO SABER APROVEITAR AS POSSIBILIDADES NATURAIS E NO VALOR DA PERSEVERANÇA E DA DICIPLINA.

ODÙ OGBÈ-ÒGUNDÁ


GBENGBELEKÚ ADIVINHOU ONDE QUIZ FOI QUEM REALIZOU A CONSULTA ORACULAR PARA IGÚN, PRIMOGÊNITO DE ELEDUMARE,NO DIA EM QUE ELE ADOECEU E A PREOCUPAÇÃO DE SEU PAI ERA CURÁ-LO.
IGÚN,PRIMOGÊNITO DE ELEDUMARE FEZ PELO FILHO TUDO O QUE PÔDE,SEM SUCESSO.CANSADO,ABRIU-LHE A PORTA DO AIE PARA QUE ELE FOSSE MORAR LÁ.
TÓTÓ ÍBARÁ FOI QUEM ADIVINHOU PARA ORUMILÁ QUANDO ELE LAMENTAVA SUA FALTA DE SORTE NA VIDA.ELE FOI CONSULTAR SEU ADIVINHO PARA SABER SE TERIA DINHEIRO PARA TER UM LAR E CRIAR SEUS FILHOS.
SEUS ADIVINHOS O ACONSELHARAM A FAZER UM EBÓ COM CINCO GALINHAS.SE FIZESSE ESSE EBÓ DURANTE CINCO DIAS,NO QUINTO DIA TODA A RIQUEZA DESEJADA CHEGARIA ÀS SUAS MÃOS.
AS GALINHAS DEVERIAM SER SACRIFICADAS A SEU ELEDÁ,UMA A UMA,DIARIAMENTE,ATÉ COMPLETAR CINCO DIAS,AS VÍCERAS DE CADA GALINHA SACRIFICADA SERIAM RETIRADAS, COLOCADAS NUMA CABAÇA,COBERTAS COM AZEITE DE DENDÊE LEVADAS A UMA ENCRUZILHADA.A CARNE DA GALINHA PDERIA SER CONSUMIDA POR ELE E SUA FAMILIA.A CAMINHO DA ENCRUZILHADA ONDE SERIA ENTREGUE A OFERENDA,ORUNMILÁ DEVERIA IR CANTANDO EM ALO E BOM TOM:QUE A SORTE VENHA A MIM! QUE A SORTE VENHA A MIM!ESSE RITUAL DEVERIA SER REPETIDO NOS CINCO DIAS.
ORUNMILÁ PROCEDEU DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃOE,ASSIM,COMEÇOU A FAZER O EBÓ.SACRIFICAVA AS GALINHAS E LEVAVA SUAS VÍCERAS COBERTAS COM AZEITE DE DENDÊ PARA A ENCRUZILHADA.LÁ CHEGANDO,DEPOSITAVA A OFERENDA NO CHÃOE REZAVA PEDINDO QUE A SORTE CHEGASSE PARA ELE.
EM FRENTE À ENCRUZILHADA ONDE ORUNMILÁ ENTEGAVA AS OFERENDAS HAVIA UM MATO E ERA ALI QUE VIVIA IGÚN, FILHO DE ELEDUMARE.
ASSIM QUE ORUNMILÁ DEIXAVA OS EBÓS E SAÍA DALI,IGÚN IA LÁ E COMIA A OFERENDA.
IGÚN,FILHO DE ELEDUMARE,TINHA CINCO DOENÇAS:NA CABEÇA,NOS BRAÇOS,NO PEITO, UMA CORCUNDA E ALEIJÃO NOS PÉS.
NO PRIMEIRO DIA EM QUE COMEU A OFERENDA DE ORUNMILÁ,IGÚN FICOU CURADO DO PROBLEMA QUE TINHA NA CABEÇA E SURPREENDEU-SE. NO DIA SEGUINTE,ORUNMILÁ LEVOU NOVAMENTE SEU EBÓ À ENCRUZILHADA,REPETINDO OS MESMOS RITUAIS,SEM SABER QUE ALGUÉM COMIA SUA OFERENDA.ASSIM QUE ORUNMILÁ SAIU DA ENCRUZILHADA,IGÚN FOI LÁ E COMEU DE NOVO A OFERENDA E SEUS BRAÇOS, QUE ANTES NÃO ESTICAVAM,ESTICARAM-SE.NO TERCEIRO DIA ORUNMILÁ CONTINUOU O PROCESSO,LEVANDO NOVA OFERENDA À ENCRUZILHADA.MAL TERMINARA DE COLOCAR O EBÓ,IGÚN FOI LÁ E COMEU, E SEU PEITO,QUE ERA INCHADO,DESINCHOU ASSIM QUE ELE ACABOU DE COMER.NO QUARTO DIA ORUNMILÁ LEVOU SEU EBÓ À ENCRUZILHADA,CANTANDO:QUE A SORTE VENHA A MIM ! QUE A SORTE VENHA A MIM! MAL TERMINARA DE COLOCAR O EBÓ NA TERRA,IGÚN FOI LÁ NOVAMENTE E COMEU.ASSIM QUE ACABOU DE COMER,A CORCUNDA QUE HAVIA EM SUAS COSTAS DESAPARECEU.NO QUINTO DIA ORUNMILÁ LEVOU SUA OFERENDA À ENCRUZILHADA PARA COMPLETAR OS RITUAIS.NO CAMINHO IA CANTANDO O MESMO REFRÃO DOS DIAS ANTERIORES.MAL TERMINARA DE COLOCAR O EBÓ NA TERRA,IGÚN FOI LÁ E COMEU.NA MANHÃ DO SEXTO DIA SEUS DOIS PÉS ALEIJADOS HAVIAM ADQUIRIDO VITALIDADE E ELE PASSOU A ANDAR SEM DIFICULDADE ALGUMA,CAMINHANDO AGORA POR TODO O CANTO. E FOI ASSIM QUE IGÚN SE CUROU DE TODAS AS SUAS MOLÉSTIAS.
IMPRESSIONADO COM ESSES FATOS,IGÚN SE LEVANTOU E FOI AO ORUN PARA ENCONTRA-SE COM ELEDUMARE, QUE LOGO PERCEBEU QUE O FILHO ESTAVA SADIO E LHE PERGUNTOU QUEM O CURARA.
IGÚN RELATOU TODO O OCORRIDO A ELEDUMARE.DISSE-LHE QUE QUEM ENTREGAVA AS OFERENDAS ERA ORUNMILÁ E ACRESCENTOU QUE ESTE SEMPRE REALIZAVA A OFERENDA ENTOANDO O REFRÃO QUE A SORTE VENHA À MIM! QUE A SORTE VENHA À MIM!
ELELDUMARE DISSE A IGÚN QUE PRESENTEARIA ESSA PESSOA COM RIQUEZAS.PEGOU ENTÃO QUATRO ADÔ E OS DEU A IGÚN PARA QUE OS LEVASSE A ORUNMILÁ,NO AIYE.ERAM OS ADôS DA PROSPERIDADE(RIQUEZA,DINHEIRO),DAFERTILIDADE,DA LONGEVIDADE E DA PACIÊNCIA.IGÚN DISSE A ELEDUMARE QUE NÃO SABIA CHEGAR À CASA DE ORUNMILÁ,MAS O PAI ORIENTOU-O DIZENDO QUE,ASSIM QUE CHEGASSE AO AIYE,PERGUNTASSE ÀS PESSOAS E ELAS LHE INDICARIAM O CAMINHO.ANTES DE IGÚN SAIR DO ORUN,ELEDUMARE RECOMENDOU QUE ORUNMILÁ PODERIA ESCOLHER APENAS UM DOS QUATRO ADÔS E QUE IGÚN DEVERIA TRAZER DE VOLTA OS TRÊS RESTANTES.
IGÚN VOLTOU PARA O AIYE CARREGANDO OS QUATRO ADÔS E AO CHEGAR FOI DIRETAMENTE À CASA DE ORUNMILÁ PARA MOSTRA-LOS A ELE.ORUNMILÁ SURPRERENDEU-SE MUITO .PERPLEXO,EM DÚVIDA QUANTO À MELHOR ESCOLHA A SER FEITA,PEDIU O CONSELHO DOS FILHOS QUE LHE DISSERAM PARA ESCOLHER A LONGEVIDADE,PARA QUE VIVESSE MUITO.
ORUMILÁ CHAMOU ENTÃO AS ESPOSAS,E ELAS O ACONSELHARAM A ESCOLHER A FERTILIDADE,PARA QUE PUDESSEM TER MUITOS FILHOS.
ORUNMILÁ CHAMOU SEUS IRMÃOS, E ELES O ACONSELHARAM A ESCOLHER A PROSPERIDADE,PARA QUE PUDESSEM TER MUITA RIQUEZA E DINHEIRO.
ENTÃO,ORUNMILÁ MANDOU CHAMAR SEU MELHOR AMIGO.ESSE MELHOR AMIGO ERA ESU.ORUNMILÁ RELATOU O OCORRIDO E LHE PEDIU CONSELHO QUANTO À ESCOLHA QUE DEVERIA FAZER.ESU,HOMEM HÁBIL,FEZ AS SEGUINTES PERGUNTAS A ORUNMILÁ:
_TEUS FILHOS TE ACONSELHARAM A ESCOLHER QUAL ADÔ ?
ORUNMILÁ RESPONDEU:
_O DA LONGEVIDADE.
ESU LHE DISSE PARA NÃO ESCOLHER ESSE ADÔ PORQUE NÃO HÁ UMA ÚNICA PESSOA QUE TENHA VENCIDO A MORTE E LEMBROU QUE,POR MAIS TEMPO QUE SE VIVA,UM DIA SE MORRE.
ESU PERGUNTOU ENTÃO:
_E TUAS ESPOSAS TE ACONSELHARAM A ESCOLHER QUAL ADÔ ?
ORUNMILÁ RESPONDEU:
_O DA FERTILIDADE.
ESU LHE DISSE PARA ESCOLHER ESSE ADô PORQUE ORUNMILÁ JÁ TIVERA FILHOS.PERGUNTOU-LHE DE NOVO:_ E TEUS IRMÃOS? ACONSELHARAM A ESCOLHER QUAL ADÔ?
ORUNMILÁ RESPONDEU:
_ O DA PROSPERIDADE.
ESU LHE DISSE PARA NÃO ESCOLHER ESSE ADÔ PORQUE SE FICASSE RICO ELIMINARIA A POBREZA DA FAMILIA. E ACRESCENTOU QUE, SE SEUS IRMÃOS QUISESSEM PROSPERAR,DEVERIAM IR TRABALHAR.
ENTÃO ESU LHE DISSE PARA ESCOLHER O ADÔ DA PACIÊNCIA,PORQUE SUA PACIÊNCIA ERA INSUFICIENTE PARA PERMITIR QUE CHEGASSE ONDE DESEJAVA.CASO ORUNMILÁ SEGUISSE DE FATO ESSE CONSELHO E ESCOLHESSE O ADÔ DA PACIÊCIA,TODOS OS ADÔS RESTANTES SERIAM SEUS.ORUNMILÁ ACEITOU A ORIENTAÇÃO DE ESU.ESCOLHEU O ADÔ DA PACIÊNCIA E DEVOLVEU A IGÚN OS TRÊS RESTANTES.
NEM OS FILHOS,NEM AS ESPOSAS,NEM OS IRMÃOS DE ORUNMILÁ FICARAM FELIZES COM SUA ESCOLHA.
IGÚN INICIOU SUA VIAGEM DE VOLTA AO ORUN, LEVANDO CONSIGO OS TRÊS ADÔS RESTANTES PARA DEVOLVE-LOS A ELEDUMARE,PORÉM, MAL ANDARA UM POUCO COM ELES,O ADô DA RIQUEZA LHE PERGUNTOU:
_ONDE ESTÁ PACIÊNCIA?
IGÚN RESPONDEU QUE ELA FICARA NA CASA DE ORUNMILÁ.
RIQUEZA DISSE A IGÚN QUE VOLTARIA PARA FICAR COM PACIÊNCIA PORQUE SÓ FICA ONDE ELA ESTÁ,IGÚN LHE DISSE QUE ISSO ERA INACEITÁVEL E QUE RIQUEZA DEVERIA RETORNAR COM ELE AO ORUN.RIQUEZA INSISTIU QUE SÓ FICA ONDE HÁ PACIÊNCIA E QUE,POR ISSO,NÃO TINHA PORQUE RETORNAR AO ORUN.EM POUCO TEMPO,DESAPARECEU DA MÃO DE IGÚN E FOI JUNTA-SE À PACIÊNCIA NA CASA DE ORUNMILÁ.
FERTILIDADE TAMBÉM PERGUNTOU A IGÚN POR PACIÊNCIA.IGÚN LHE RESPONDEU QUE ELA ESTAVA NA CASA DE ORUNMILÁ.FERTILIDADE LHE DISSE QUE SÓ FICA ONDE HÁ PACÊNCIA.ASSIM,FERTILIDADE LEVANTOU-SE E PROCUROU ESTAR,EM POUCO TEMPO,JUNTO COM PACIÊNCIA NA CASA DE ORUNMILÁ.
LONGEVIDADE TAMBÉM PERGUNTOU A IGÚN ONDE ESTAVA PACIÊNCIA.IGÚN LHE RESPONDEU QUE ELA ESTAVA NA CASA DE ORUNMILÁ.LONGEVIDADE TAMBÉM FOI SE JUNTAR A PACIÊNCIA.
QUANDO IGÚN CHEGOU AO ORUN,ELEDUMARE LHE PERGUNTOU ONDE ESTAVAM OS TRÊS ADÔS RESTANTES.IGÚN LHE RESPONDEU QUE RETORNARA PARA CONTAR A ELEDUMARE QUE TODOS OS ADôS HAVIAM QUERIDO FICAR JUNTO COM PACIÊNCIA NA CASA DE ORUNMILÁ E QUE PRETENDIA RETORNAR AO AIYE PARA BUSCA-LOS E TRAZE-LOS DE VOLTA AO ORUN.ELEDUMARE LHE DISSE QUE ELE NÃO PRECISAVA IR BUSCAR OS TRÊS ADôS ,POIS,DE FATO, TODOS PERTENCEM A QUEM ESCOLHER PACIÊNCIA.QUEM TIVER PACIÊNCIA TERÁ LONGEVIDADE E FERTILIDADE:PROCRIARÁ E VIVERÁ BEM COM O QUE PROCRIAR.E TERÁ TAMBÉM PROSPERIDADE.
ASSIM,TUDO TRANSCORREU BEM COM ORUNMILÁ E,COM ESSAS GRAÇAS,ELE VEIO A SER REI DE KÉTU.PROCRIOU E VIVEU BASTANTE COM ESSES ADÔS.
TEVE TANTA RIQUEZA QUE CONSTRUIU CASAS PELO MUNDO.

FELIZ POR SUAS CONQUISTAS MONTOU EM SEU CAVALO E CANTOU:RECEBI O ADÔ DA PROSPERIDADE,DA FERTILIDADE,DA LONGEVIDADE E DA PACIÊNCIA.DANÇOU E ALEGROU-SE.LOUVOU AOS SEUS ADIVINHOS E TAMBÉM LOUVOU ESU, O SEU AMIGO.